Atendimento de Segunda a Sexta, das 08:00 às 11:00 e 13:00 às 16:00 horas.



PPA - PROGRAMA DE PREPARAÇÃO PARA A APOSENTADORIA

 

Em uma ação inédita o Instituto Municipal de Previdência dos Servidores Públicos de Itaúna lançará no próximo dia primeiro de agosto o PPA - PROGRAMA DE PREPARAÇÃO PARA A APOSENTADORIA.

Essa ação encontra justificativa tanto nos dados demográficos quanto na literatura especializada. Há registros sobre as dificuldades de inúmeras pessoas que se aposentam e acabam enfrentando uma série de adversidades por não terem tido a preparação para o momento de desaceleração. A aposentadoria acarreta mudanças psicológicas e sociais na vida das pessoas, ante a cessação de suas atividades laborais. Os dados demográficos demonstram que o envelhecimento da população segue uma linha ascendente e que a expectativa de vida tem tendência a aumentar década após década proporcionando aos aposentados um período de vitalidade na inatividade profissional.

Justifica-se também o Programa pela legislação. A Lei Federal nº 8.842, de 4 de janeiro de 1994, dispõe no capítulo IV, artigo 10, inciso IV, alínea C, que “na implementação da política nacional do idoso, são competências dos órgãos e entidades públicos na área de trabalho e previdência social criar e estimular a manutenção de programas de preparação para aposentadoria nos setores público e privado com antecedência mínima de dois anos antes do afastamento”. Já a Lei Federal No 10.741, de 1º de outubro de 2003 que em Art. 28, inciso II, dispõe que “o Poder Público criará e estimulará programas de: preparação dos trabalhadores para a aposentadoria, com antecedência mínima de 1 (um) ano, por meio de estímulo a novos projetos sociais, conforme seus interesses, e de esclarecimento sobre os direitos sociais e de cidadania”.

De acordo com o IMP, os objetivos do Programa são: valorizar o servidor, gerando um efeito psicológico positivo sobre os demais servidores, valorizar a experiência do servidor que vai se aposentar; amenizar conflitos e tensões pré-aposentadoria; planejar e preparar para a promoção de qualidade de vida e bem-estar dos servidores; possibilitar a criação de um novo projeto ou a revisão do projeto de vida baseado em fatos e não em preconceitos; promover orientação para questões do cotidiano, tais como: administração do orçamento doméstico, relacionamento com a família e outras; proporcionar espaço para reflexão a respeito de possíveis alternativas de ação na aposentadoria, como o resgate da valorização do corpo físico e sua influência direta no bem-estar emocional; planejar a vida financeira e evitar endividamento; desmistificar os estereótipos, estigmas e preconceitos existentes em nossa sociedade, relacionados ao papel do aposentado; pensar a influência dos vínculos, principalmente com a família, como um aspecto facilitador nesse momento de mudança e refletir sobre a busca de novos projetos e autorrealização através da descoberta de potencialidades latentes.

Na primeira edição serão abordados os seguintes assuntos: Legislação, previdência e processo de aposentadoria; Aposentadoria: etapa de grandes possibilidades; “Trabalhando o corpo e a mente para uma aposentadoria saudável”; Educação financeira; Uso de medicação na terceira idade; Pensando o voluntariado; Sexualidade e envelhecimento e Planejamento de vida.

Os encontros acontecerão uma vez por mês na sede da UAITEC.

http://assets.institutovidaparatodos.org.br/wp-content/uploads/2017/01/13155625/Informa%C3%A7%C3%B5es.jpg

Mais informações podem ser obtidas no IMP pelo telefone (37) 3249-3766.