Atendimento de Segunda a Sexta, das 08:00 às 11:00 e 13:00 às 16:00 horas.



O que fazer
Pontos de atração turística

 

Barragem do benfica: Represa de extraordinário valor econômico, turístico e paisagístico, distante 8 km do centro da cidade, duas vezes maior do que a da Pampulha, sem poluição, acumulando 40 milhões de metros cúbicos de água. Além da beleza natural, no qual são praticados esportes náuticos. A represa regulariza a vazão do Rio São João, mantém a população abastecida de água por gravidade, possibilita a geração de energia a empresas da cidade e tem, às margens, sítios e clubes de altíssimo nível, como o Iate Clube de Itaúna, a AABB e o Condomínio Lago do Sol, onde funciona também o Hotel Lago do Sol. Atualmente estão em obras de construção mais dois empreendimentos turísticos.

Capela do Rosário:Joia de alto valor da arquitetura primitiva do Brasil, sob a invocação de Sant ?Ana, foi iniciada em 1750 e terminada em 1765. Nela, foi celebrada a primeira missa, em 1766, pelo padre José Teixeira de Camargo, nascido na terra, filho do português Tomás Teixeira, um dos fundadores de Itaúna, ao lado do líder Gabriel da Silva Pereira e Manoel Neto de Melo. Todos, muito religiosos, casados com filhas do bandeirante João Lopes de Camargo, tiveram filhos que se ordenaram padres. Em 1853, foi permutada, por iniciativa dos padres pregadores de missão, pela capelinha do Rosário, que os pretos edificaram, em horas de folga, em 1840, na parte baixa da cidade. Sant ?Ana desceu e Nossa Senhora do Rosário subiu o morro..

Capela do Senhor do Bonfim: Construída em suas terras, no antigo morro da Santa Cruz em 1853, pelo fazendeiro tenente José Ribeiro de Azambuja. Era local de peregrinação anual obrigatória da população do arraial, e depois da cidade, no dia da Santa Cruz, 3 de Maio. A Capela pode ser visitada a qualquer hora, pois um vigia permanente tem a chave da mesma. Seu acesso é pela MG-
050, entre o trevo principal de Itaúna e o trevo de acesso a Pará de Minas, e fica a aproximadamente 2,5 km do centro da cidade, no morro do Bonfim, de onde se avista toda a cidade.

Estância Mineral Água Viva: Localizada nas proximidades da Barragem do Benfica, no local onde Lei Estadual definiu como "Estância hidromineral" e onde se encontra a Fonte "Olhos d'Água", com belíssima paisagem natural, com trilhas, bosques, fonte de água e uma piscina natural da mais pura água mineral.

Gruta da Nossa Senhora de Itaúna: Logradouro aprazível, recanto de paz e tranqüilidade, símbolo da fé dos itaunenses, onde a Virgem Santíssima apareceu a personagens de Itaúna. Um dos videntes, Ovídio Alves de Souza, falecido, homem muito sério e respeitado, farmacêutico responsável, deu credibilidade ao acontecimento, hoje, ponto obrigatório de oração e cumprimento de promessas por quantos pisam o solo sagrado
daquele santo ambiente. O Bispo José Belvino autorizou a confecção da imagem da santa, desenhada pelo artista plástico itaunense Antônio Avimar Menezes, de acordo com a descrição do Dr. Ovídio Alves de Souza. E no dia 27 de julho de 2002, quando foram completados 47 anos da primeira aparição, foi feita a entronização da imagem na Gruta. A Gruta está localizada à rua Sesóstres Milagres, s/n, no bairro de Lourdes e fica a aproximadamente 1,5 km do centro da cidade.

Museu Municipal Francisco Manoel Franco:O Museu Municipal “Chico Franco” funciona no prédio da antiga Estação Ferroviária, à Praça João
Pessoa, s/n e foi inaugurado a 18 de setembro de 1992. Além de exposições temáticas, mantém um rico acervo, que retrata o aspecto cultural da região. Vários eventos são realizados no Museu Municipal, como serestas, “Noite da Poesia” e o projeto “História da Gente”, que ressalta os valores culturais do município.
Horário de visitação: 
Segunda a sexta-feira: de 7:00 às 17:00.
Aos sábados e domingos: de 7:00 às 11:00 e de 12:30 às 17:00.

Praça Dr. Augusto Gonçalves: Apresenta-se como a mais importante referência urbana para os itaunenses. Anteriormente chamada de
Benedito Valadares, a praça recebeu este nome em homenagem ao Dr. Augusto Gonçalves de Souza Moreira, primeiro prefeito da cidade após a emancipação política-administrativa de Itaúna, em 16 de setembro de 1901. Abriga as principais instituições municipais e bancárias, serviços e comércios, bem como a Igreja Matriz de Senhora Santana. É, portanto, o pólo religioso, político e comercial da cidade. Além de espaço de passagem obrigatório para quem se desloca na região urbana, a Praça Dr. Augusto Gonçalves mantém-se como um importante local de sociabilidade, ponto de encontro de crianças, jovens, adultos e idosos. Tudo isso é beneficiado pela sombra de suas frondosas árvores, pelo mobiliário urbano que ela contém.

Parque Ecológico Cordovil Fonseca(Parque Cerqueira Lima/ Lago do Telmo):

O Parque conhecido como Lago do Telmo, no bairro Cerqueira Lima, é um atrativo à parte. Construído para recuperar uma grande área degradada, sua estrutura oferece momentos de lazer diferenciados pelo paisagismo tropical, pista de caminhadas, lagoa, parque infantil e bosque. A área verde que  traz qualidade de vida para a população. 

Segunda a segunda:  de 07:00 às 20:00

Centro de Educação Ambiental Rio São João (Horto Municipal): A sede do projeto Rio São João está localizada no Morro do Engenho e recebe famílias e amantes da natureza para uma tarde em volta da lagoa, ou conhecendo os animais resgatados que habitam por ali. O local ainda oferece mudas nativas gratuitas para quem deseja plantar.

Segunda a segunda:  de 07:00 às 17:00