Atendimento de Segunda a Sexta, das 08:00 às 11:00 e 13:00 às 16:00 horas.



4° ENCONTRO DO PROGRAMA DE PREPARAÇÃO PARA A APOSENTADORIA É REALIZADO EM ITAÚNA

4° ENCONTRO DO PROGRAMA DE PREPARAÇÃO PARA A APOSENTADORIA É REALIZADO EM ITAÚNA


 

O IMP – Instituto Municipal de Previdência dos Servidores Públicos de Itaúna, MG, realizou no dia 07 de novembro mais um encontro dos servidores públicos municipais, dentre os previstos pelo Programa de Preparação para a Aposentadoria.

Nesse encontro foi discutido o tema “sexualidade e envelhecimento”. A palestra ficou a cargo da Psicóloga Cristiane Franco, Gerente do Centro de Referência Especializado em Assistência Social do Município. Em sua explanação ela explicou que sexualidade é muito além de sexo. É energia que motiva a encontrar o amor, contato e intimidade. Essa sexualidade se expressa na forma de sentir, nos movimentos das pessoas e como estas tocam e são tocadas, é se sentir vivo. Mesmo com o passar dos anos e com o envelhecimento é preciso encontrar o sentido da felicidade.

Esse programa – Preparação para a Aposentadoria – é uma iniciativa do IMP e teve início em 01/08/2018, quando o servidor da autarquia Helton José Tavares da Cunha discorreu sobre Legislação, previdência e processo de aposentadoria. Além desses dois encontros, outros dois já foram realizados também. Um deles tratou sobre Educação Financeira e o outro sobre o uso da medicação na terceira idade.

Os objetivos do Programa de Preparação para a Aposentadoria são: valorizar o servidor, gerando um efeito psicológico positivo sobre os demais servidores; valorizar e resgate da experiência profissional do aposentado, mesmo após o desligamento; preservar e valorizar a experiência do servidor que vai se aposentar.; amenizar conflitos e tensões pré-aposentadoria; planejar e preparar para a promoção de qualidade de vida e bem-estar dos servidores; possibilitar a criação de um novo ou a revisão do projeto de vida baseado em fatos e não em preconceitos; oferecer apoio psicossocial no período de transição; promover orientação para questões do cotidiano, tais como: administração do orçamento doméstico, relacionamento com a família e outras; promover a conscientização para a valorização das experiências de vida do servidor; contribuir para a preparação para a nova fase da vida; aproximar a instituição( IMP) dos servidores públicos ativos e inativos; proporcionar espaço para reflexão a respeito de possíveis alternativas de ação na aposentadoria, como o resgate da valorização do corpo físico e sua influência direta no bem-estar emocional; planejar a vida financeira e evitar endividamento; desmistificar os estereótipos, estigmas e preconceitos existentes em nossa sociedade, relacionados ao papel do aposentado; pensar a influência dos vínculos, principalmente com a família, como um aspecto facilitador nesse momento de mudança; refletir sobre a busca de novos projetos e auto realização através da descoberta de potencialidades latentes.

O próximo encontro está previsto para o dia 05 de dezembro e o tema a ser apresentado aos participantes será Cuidando da Saúde na Maturidade