CERTIFICADO PRÓ-GESTÃO
“A certificação é um processo de reconhecimento da excelência e das boas práticas de gestão destinado a atestar a qualidade e a funcionalidade de produtos, serviços, processos produtivos, gestão ambiental, dentre outros.
É a avaliação, por entidade externa credenciada, do sistema de gestão de uma organização e o reconhecimento de que está de acordo com determinadas normas de referência.
A certificação serve para declarar explicitamente que determinada situação é verdadeira e deve ser formal, feita segundo procedimentos padronizados e documentados, devendo ser reavaliada e renovada periodicamente.
O processo de certificação proporciona benefícios internos e externos à organização. Externamente, ela pode obter maior credibilidade e aceitação perante outras organizações com as quais se relaciona. Internamente, obter um certificado de conformidade ajuda a conhecer, organizar e melhorar os processos da instituição, evitar o retrabalho, reduzir custos e alcançar maior eficiência e racionalização.
O gestor consegue ter uma visão abrangente dos processos e de como eles contribuem para os resultados pretendidos.
Portanto, podem ser enumeradas como vantagens que a certificação proporciona para as organizações:
a) Melhoria na organização das atividades e processos.
b) Aumento da motivação por parte dos colaboradores.
c) Incremento da produtividade.
d) Redução de custos e do retrabalho.
e) Transparência e facilidade de acesso à informação.
f) Perpetuação das boas práticas, pela padronização.
g) Reconhecimento no mercado onde atua.”
Ao todo no país, são mais de 2.100 RPPS. Destes, 258 aderiram ao PRÓ-GESTÃO. Apenas 67 no Brasil obtiveram a certificação, assim distribuídos por nível:
Nível I – 31 RPPS
Nível II – 32 RPPS
Nível III – 03 RPPS
Nível IV – 01 RPPS
Em Minas Gerais Varginha e Itaúna estão certificados no Nível II.